Vivendo a Adolescência

Será que engravida? 08/11/2013



 

É possível engravidar quando o homem goza fora da vagina?

Esta é uma das dúvidas mais frequentes na sessão Tira Grilo aqui do Portal VA.

Nossa última enquete mostrou que, mais da metade das pessoas que participaram (59%), acreditam que há chance de engravidar quando o homem goza fora da vagina da mulher.

“Ele gozou na minha coxa, corro risco de estar grávida?”

“Me masturbei e coloquei a mão na vagina dela, será que ela pode engravidar assim?”

Muitas pessoas ficam confusas nestas situações e não é para menos!

Geralmente, as conversas sobre sexualidade são evitadas e, quando se fala sobre o assunto, as mensagens costumam ser rápidas, repletas de mitos e informações erradas ou desatualizadas.

Não encontramos muitos espaços para dialogar livremente e com confiança sobre sexo, prevenção e gravidez, entre outros assuntos.

A falta de informações confiáveis e poucos espaços para conversar sobre tais temas acabam gerando ideias erradas e vários pontos de interrogação na nossa cabeça.

Com certeza você já ouviu alguém falar que engravidou sem que tenha acontecido penetração, ou ejaculação dentro da vagina. Mas pela ciência, isso nunca foi comprovado.

Muitas vezes, as pessoas fazem esse tipo de afirmação por vergonha, insegurança, ou medo do que a família e outras pessoas possam pensar.

Então, não se engane, só existe chance de ocorrer uma gravidez quando há ejaculação dentro da vagina e a mulher esteja em seu período fértil.
 

Vamos entender um pouco mais sobre o assunto?

Todos os meses, um óvulo feminino amadurece e é liberado do ovário, ele fica pronto para ser fecundado (quando o espermatozoide se une ao óvulo) durante 24horas. Quando esse óvulo não é fecundado acontece o que chamamos de menstruação.

Se um garoto gozar na perna, coxa, barriga, ou em qualquer outro lugar fora da vagina de uma garota, não há possibilidade dos espermatozoides subirem até o útero e encontrar com o óvulo. Os espermatozoides só conseguem sobreviver junto ao colo do útero da mulher, se lançados fora da vagina eles não tem chance de sobreviver.

Fique esperto/a, se você e sua/seu parceira/parceiro não planejam ter um/a filho/a agora, é importante usar um método anticoncepcional para evitar que isso aconteça. Saiba mais sobre os métodos anticoncepcionais aqui no portal http://adolescencia.org.br/site-pt-br/metodos-anticoncepcionais e lembre-se que somente a camisinha previne das DST/HIV-Aids, por isso, deve ser usada em todas as relações sexuais.

Você tem direito ao acesso gratuito a métodos anticoncepcionais! Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa para agendar uma consulta e escolher o método que prefere utilizar!

Se tiver mais alguma dúvida, consulte o nosso Tira Grilo http://adolescencia.org.br/tira-grilo/. Teremos prazer em responder sua pergunta!


Compartilhe



Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web