Vivendo a Adolescência

Enquete sobre Pílula Anticoncepcional 25/03/2015

Resultado da enquete: Em sua opinião a pílula anticoncepcional é um método...

A maior parte das pessoas que responderam a esta enquete considera que a pílula anticoncepcional é um método eficaz e seguro (67%). Entretanto, 13% das pessoas responderam que a pílula pode fazer mal à saúde, 5% consideram que ela falha muito e é difícil de usar e por fim 14% disseram não ter opinião sobre o assunto.

Vamos saber mais sobre a pílula anticoncepcional?

Lançada em 1960, a pílula anticoncepcional foi uma verdadeira revolução para os direitos sexuais e reprodutivos. A partir daí os casais poderiam ter relações sexuais apenas por prazer e conseguiriam planejar as gravidezes em vez de engravidar sem desejar.

No início de sua comercialização a pílula anticoncepcional tinha uma dosagem desnecessariamente alta de hormônios que causava muitos efeitos colaterais, mas com o tempo os laboratórios diminuíram essa dosagem. Hoje a pílula, quando corretamente indicada, não traz problemas para a saúde da mulher e quando utilizada corretamente é um dos métodos mais eficazes para evitar uma gravidez.

O problema pode ocorrer quando algumas mulheres fazem o uso da pílula sem orientação médica, sem saber que tem casos em que o método não deve ser utilizado ou quando  a utilizam de forma incorreta.

Por isso, se você pretende fazer uso desse método, é importante que tire todas suas dúvidas com um/a profissional de saúde e se ocorrer qualquer problema com o seu uso deve conversar com o/a profissional de saúde que lhe acompanha para que ele/a verifique o que pode estar acontecendo e, se necessário, que você troque o método.

Pra ficar ligad@, leia estas dicas:

  • Até hoje não foi provado cientificamente que a pílula anticoncepcional engorda;
  • A pílula anticoncepcional não causa infertilidade;
  • Pílula anticoncepcional não causa diminuição da libido (prazer);
  • É um método de fácil acesso, distribuída gratuitamente pelo serviço público de saúde;
  • Sabe aquelas espinhas que você detesta? A pílula anticoncepcional ajuda combatê-las;
  • Se você sente muita cólica durante a menstruação a pílula ameniza ou, até mesmo elimina essa dor;
  • É imprescindível consultar um/a profissional de saúde para saber se a pílula anticoncepcional é recomendável a você;
  • A pílula anticoncepcional é bem fácil de utilizar, na cartela estão marcados os dias da semana para você ter certeza que tomou a pílula cada dia;


Anticoncepção é um direito de todas/os adolescentes e os postos de saúde podem ajudar você a escolher o método mais apropriado e resolver suas dúvidas sobre o uso dos métodos.  Consulte sempre um/a profissional de saúde e não tome medicamentos sem indicação médica.


Compartilhe



Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web