Vivendo a Adolescência

Reprolatina participa em Brasília da oficina “Gravidez na Adolescência - vozes de adolescentes e especialistas” 15/11/2015

A Reprolatina participou da oficina “Gravidez na Adolescência - vozes de adolescentes e especialistas”, organizada pelo UNFPA- Fundo de População das Nações Unidas, o UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância e o INDICA – Instituto de Direitos da Criança e do Adolescente, que aconteceu em Brasília nos dias 10 e 11 de novembro.

Durante os dois dias da oficina, adolescentes grávidas, jovens e adultos/as dialogaram buscando problematizar o fenômeno da gravidez na adolescência em nosso país, a fim de identificar suas principais questões e desafios. As falas das adolescentes deixaram claro, e isso deve ser considerado pelos/as especialistas na área, que elas querem ser vistas “para além de suas barrigas”. Meninas grávidas desejam que os/as adultos/as reconheçam seus sentimentos, valores e qualidades e lhes deem atenção antes mesmo de engravidarem, promovendo espaços alternativos, lúdicos e de  informação para que possam conhecer seus direitos e sua sexualidade, o que contribuirá  para tomarem    decisões mais pensadas.

Quando se fala em gravidez na adolescência, muitas vezes o foco é somente nas meninas. Durante o encontro, tanto adolescentes quanto adultos, chegaram ao consenso de que os homens têm que ser incorporados nestes espaços de debate para expressarem seus sentimentos e opiniões e também para aprenderem sobre paternidade responsável. Ao final da oficina, os/as participantes reuniram propostas para compor uma publicação que pretende apontar caminhos para que setores da Educação, Saúde e gestores públicos implementem, com qualidade, serviços e políticas de promoção da saúde sexual e reprodutiva dirigido a adolescentes no Brasil.

 

Foto: Gabriela Borelli/ UNFPA Brasil

 

Conecte-se a Reprolatina:

www.reprolatina.org.br
www.adolescencia.org.br
 


Compartilhe



Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web