Na semana de 1 a 7 de agosto se comemora a Semana Mundial da amamentação que faz parte de uma história mundial focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança.
Desde a sua criação em 1948, a Organização Mundial da Saúde ( OMS) tem focado as suas ações no aleitamento materno devido a sua grande preocupação com a mortalidade infantil.
Em 1990, a partir de um encontro organizado pela OMS e Unicef foi elaborado um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais e por defensores da amamentação de vários países, entre eles, o Brasil.
O aleitamento materno precisa ser promovido e estimulado porque além de trazer benefícios para a saúde do bebê e da mãe, também contribui para diminuir a mortalidade infantil, que é um dos objetivos do Milênio. Parafraseando a Sociedade de Pediatria “ Amamentar é indispensável à preservação da vida e do planeta”
A Reprolatina através da parceria junto à Anglo American estará dando apoio técnico para a realização de uma campanha nos municípios participantes dos Projetos "Vivendo a Adolescência com mais Saúde em Barro Alto e Niquelandia/GO" e "Empoderamento, a força da mudança para o sexo seguro em Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim e Alvorada de Minas/MG".
Esse ano o Slogan da campanha é:
"ALEITAMENTO MATERNO: A CHAVE PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL"
E os objetivos da Campanha são:
· Informar, estimular e orientar as mulheres para que amamentem seus filhos/as de maneira exclusiva durante 6 meses visando melhorar a saúde da criança e da mãe.
· Promover o aleitamento materno como uma ação fundamental para diminuir a mortalidade infantil e contribuir com o desenvolvimento sustentável