O chamado “Outubro Rosa” é um movimento popular conhecido internacionalmente e comemorado em diversas partes do mundo. O nome está ligado à cor do laço, símbolo mundial da luta contra o câncer de mama. Em 1990, uma fundação americana distribuiu um laço cor de rosa entre os participantes da primeira Corrida pela Cura do Câncer e a partir daí se difundiu o uso do laço e da cor rosa simbolizando a luta, tanto pela cura, como pela prevenção da doença.
O governo brasileiro por meio do INCA - Instituto Nacional do Câncer - passou a integrar ações do Outubro Rosa a partir do ano de 2010. Todos os anos nesse mês o Ministério da Saúde e diversos órgãos e entidades intensificam seus esforços diante do desafio para o controle do câncer de mama e destacam a importância da prevenção e detecção precoce.
O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, outros não. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
Segundo o INCA o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e também no Brasil respondendo por cerca de 25% de casos novos a cada ano. Em nosso país são esperados 57.960 casos novos da doença para 2016. Se detectado em suas fases iniciais as chances de tratamento e cura são bem maiores.
Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:
• Caroço fixo (nódulo), endurecido e geralmente indolor;
• Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
• Alterações no bico do seio (mamilo);
• Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
• Saída espontânea de líquido dos mamilos.
As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e amamografia.
De acordo com o Ministério da Saúde, a mamografia de rotina é recomendada apenas para mulheres de 50 a 69 anos, e deveria ser realizada a cada dois anos. Mas também pode ser feita para avaliar uma alteração suspeita na mama em mulheres de qualquer idade.
A ingestão regular de álcool, mesmo que em quantidade moderada, é identificada como fator de risco para o câncer de mama, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior a 35 anos.
A Reprolatina sempre lutando pela melhoria da saúde sexual e reprodutiva de homens, mulheres, jovens e adolescentes, apoia o movimento Outubro Rosa com ações de conscientização e informação, como estratégias de prevenção que contribuem para a diminuição da morte de mulheres causada pelo câncer de mama.
Mulher cuide-se! Olhe, sinta e perceba suas mamas no dia a dia e procure um serviço de saúde para fazer os exames correspondentes!.
O Outubro Rosa ajuda a lembrar de que você precisa fazer a prevenção do câncer de mama! Junte-se a nós nessa ação, comece por você e pela sua família!
Fonte: http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/