Vivendo a Adolescência

Setembro amarelo 10/09/2019

BOLETIM INFORMATIVO

O Dia 10 de setembro foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio e a cor escolhida para sua representação foi o amarelo.

O objetivo do setembro amarelo é conscientizar as pessoas sobre essa grave questão, mostrando que é preciso buscar ajuda e sim, conversar sobre isso.

O suicídio tornou-se um grave problema de saúde pública e os dados mostram um aumento de casos a cada ano, notadamente entre jovens e adolescentes. Conforme publicação da ONU de 2017[1] (Atlas da Saúde Mental) estima-se que cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano.No Brasil, em média, 11 mil pessoas, por ano, tiram a própria vida[2].

 

A depressão, a desesperança, o desamparo e o desespero são sinais importantes de vulnerabilidade. Diversos suicídios ocorrem de forma impulsiva em um momento de crise, de incapacidade em lidar com certas dificuldades da vida, tais como: problemas financeiros; términos de relacionamento; dores crônicas e doenças.

Vale lembrar que suicídios são evitáveis. Há uma série de medidas que podem ser tomadas no sentido da prevenção. Observe algumas delas:

 

  • Redução de acesso a algum dos meios utilizados (por exemplo, pesticidas, armas de fogo e certas medicações);
  • Cobertura responsável pelos meios de comunicação; suicídio não é notícia e aOMS desaconselha que a mídia exponha métodos ou processos de suicídio: para evitar que esta exposição incentive outras mortes
  • Introdução de políticas para reduzir o uso nocivo do álcool;
  • Identificação precoce, tratamento e cuidados de pessoas com transtornos mentais ou por uso de substâncias, dores crônicas e estresse emocional agudo;
  • Formação de trabalhadores não especializados em avaliação e gerenciamento de comportamentos suicidas;
  • Acompanhamento de pessoas que tentaram suicídio.

 

O estigma em torno de pessoas com transtornos mentais e do suicídio, faz com que as pessoas não procurem ajuda, afastando-as do tratamento adequado e da ajuda que precisam. Superar o senso comum e estigmas, quebrar mitos, falar, alertar, são tarefas importantes e possíveis para a prevenção de suicídios não só em setembro, mas em todos os dias do ano.

A Reprolatina convida você a se conscientizar da importância da prevenção ao Suicídio não só no setembro Amarelo, mas em todos os dias do ano. Preste atenção e ouça as pessoas ao seu redor.




Compartilhe



Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web