Vivendo a Adolescência

Dia Nacional da Visibilidade Trans 28/01/2020

UM DIA NACIONAL DE LUTA PELA DIGNIDADE PARA PESSOAS TRANS

 

Você sabe por que esse é um dia de luta?

 

Simples. Primeiro porque o artigo 5º da nossa Constituição prega que todos são iguais perante a lei com garantia do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Segundo porque todas as pessoas têm direito de:

 

  • Viver a sexualidade sem medo, vergonha, falsas crenças e outros impedimentos à livre expressão dos desejos;
  • Escolher o/a parceiro/a sexual sem discriminação e com liberdade e autonomia para expressar sua orientação sexual, se assim o desejar, e ainda;
  • Viver a sexualidade livre de violência, discriminação e coerção e com o respeito pleno pela independência corporal do/a outro/a.

 

Não é bem isso que acontece com as pessoas trans, pois para viverem um gênero diferente do que lhes foi atribuído no nascimento passam a enfrentar uma luta diária para poderem viver a sua identidade e a sua sexualidade.  Há pouca legislação que as protejam; são excluídas do mercado de trabalho; têm grande dificuldade para acessar os serviços de saúde; são rejeitadas por suas famílias e pela sociedade em geral, e também são vítimas da transfobia que se manifesta em atos de extrema violência, em discriminação e preconceito na escola, no trabalho, no lazer, nas ruas, impedindo-as de exercerem sua cidadania e construírem projetos para viverem suas vidas como qualquer cidadã ou cidadão do nosso país.

 

O dia 29 de janeiro é o Dia da Visibilidade Trans e a data foi criada em 2004 quando foi lançada uma campanha nacional elaborada por lideranças do movimento de pessoas trans, em parceria com o Ministério da Saúde. Pela primeira vez travestis e transexuais estiveram no Congresso Nacional para falar da promoção da cidadania e dos direitos dessa população.

 

Junte-se a nós na luta pela visibilidade trans trabalho, políticas públicas de saúde e contra a violência e, acima de tudo, respeito são as estratégias para diminuir a vulnerabilidade e dar dignidade a essas pessoas.

 

Reprolatina – Soluções Inovadoras em Saúde Sexual e Reprodutiva

Sites: www.reprolatina.org.br / www.adolescencia.org.br / www.anticoncepcao.org.br

Fone/Fax: 55(19) 3289-1735

reprolatina@reprolatina.org.br


Compartilhe



Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web