Vivendo a Adolescência

Capacitação de AAVS Dom Joaquim 09/04/2014

Localizado na região da Serra do Cipó em Minas Gerais, Dom Joaquim é um dos três municípios beneficiados com as ações do Projeto “Empoderamento: A força da mudança para o sexo seguro”, realizado através da parceria entre a Reprolatina, secretaria municipal de saúde de Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim e Alvorada de Minas, com apoio financeiro da Anglo American.

O Projeto começa a contar, a partir desta semana, com mais 20 adolescentes que foram beneficiados com a capacitação e assumiram o compromisso de atuarem como Adolescentes Agentes Voluntários/as de Saúde (AAVS), levando informações e realizando ações educativas com outros adolescentes e jovens do município para trabalhar a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis, a gravidez não planejada na adolescência e a promoção da saúde sexual e reprodutiva através da construção de projetos de vida com mais saúde.

 

Com apoio da equipe de profissionais capacitados pelo Projeto e um grupo de educadores/as da escola estadual Cônego Bento Ribeiro, os/as AAVS atuaram na implementação das ações do Projeto no município, entre elas o atendimento específico de adolescentes na unidade de saúde, colocando em prática a Diretriz do Ministério da Saúde que prevê o atendimento prioritário de adolescentes na área da saúde sexual e reprodutiva e exercício de seus direitos, entre eles de receber orientação correta e atualizada sobre os métodos de prevenção, o livre acesso ao preservativo e o atendimento sem a obrigatoriedade da presença dos pais ou responsáveis legais.

 

"O que eu mais gostei na capacitação foi que a gente tem que se prevenir para não pegar doenças; que a gente tem que saber trabalhar em grupo e que a gente tem que ter educação”;

“Aprendi sobre Gênero, que sexualidade não é só sexo e a importância de ter um Projeto de Vida”;

 “Eu gostei de tudo, troca de informações, dos facilitadores que sanaram todas as dúvidas, etc”;

“Aprendi que devemos usar a camisinha e aprendemos sobre projeto de vida, gênero, etc”;


Compartilhe



Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web