Vivendo a Adolescência

Ações da Reprolatina com apoio da Anglo American dão continuidade ao projeto Vivendo a Adolescência com mais Saúde em Barro Alto e Niquelândia 11/09/2015

No período de 31 de agosto a 04 de setembro uma equipe da Reprolatina, esteve no município de Barro Alto-GO para uma série de atividades, como parte do projeto Vivendo a Adolescência com Mais Saúde em Barro Alto e Niquelândia, em parceria com a prefeitura municipal e apoio financeiro da Anglo American. A visita teve como objetivo revisar os acordos feitos com a secretaria de saúde, realizar a supervisão das ações desenvolvidas pelo projeto, e apresentar para a secretaria de educação e direção das escolas, uma nova proposta para a implementação da educação integral em sexualidade no ensino fundamental.

 Nessa semana foi realizada nas 3 UBS a oficina: “Os 5 passos de um modelo de atenção”, com participação das equipes de saúde, incluindo as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS)  ; oficina com crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental com o guia “Aprender e ser feliz Brincando” em 4 escolas - esse guia faz parte da nova ação de um projeto para a implementação da Educação Integral em Sexualidade nas escolas do Ensino Fundamental; e ainda foi realizada uma oficina com as promotoras capacitadas sobre gênero, empoderamento e feminismo. Além disso, foram feitas oficinas com pais e mães nas Escolas Maria Divina e Guaraciaba.

Destacamos também a capacitação de Adolescentes Agentes Voluntários de saúde (AAVS), na qual foram capacitados 22 adolescentes, sendo 6 meninos e 16 meninas, que a partir de agora  podem iniciar a sua atuação como AAVS dando informações e promovendo práticas de autocuidado e prevenção para evitar a gravidez e as infecções de transmissão sexual entre adolescentes e jovens. Serão adolescentes ajudando adolescentes para que eles/as possam tomar decisões pensadas e viver a sua adolescência feliz, sem riscos e construir um projeto de vida mais saudável.

Na avaliação dos/das profissionais da Reprolatina a semana de trabalho intenso foi considerada de sucesso, alcançando os objetivos propostos e mais uma vez contribuindo para uma vida com mais saúde, em especial a saúde sexual e reprodutiva de adolescentes, jovens, homens e mulheres do município.


Compartilhe



Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web