Vivendo a Adolescência

1º de Dezembro: Dia Mundial de Luta Contra a Aids 01/12/2015


 

O dia 1º de dezembro faz parte do calendário de diversos países, inclusive no Brasil, como um dia de combate à aids desde o final dos anos 80. Com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) o dia foi instituído visando despertar a necessidade de prevenção, bem como para promover o entendimento sobre a epidemia e incentivar a sociedade e os governos a refletirem sobre ela.

Nesse dia, milhares de pessoas ao redor do mundo participam de campanhas com o objetivo de conscientizar sobre a necessidade de prevenção e adoção de comportamento seguro e também desconstruir o preconceito em relação às pessoas infectadas pelo vírus.Um dos símbolos de solidariedade e de comprometimento na luta contra o HIV-Aids é o laço vermelho usado na campanha. O projeto do laço vermelho foi criado em 1991, por um grupo de profissionais de arte de Nova York (EUA), para homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo por causa da doença.

Mesmo com avanços nos tratamentos e maior disponibilidade de diagnósticos pelo acesso aos exames na rede pública, a doença não está controlada e continua fazendo vítimas, principalmente e entre a população mais jovem e vulnerável. HIV é a sigla em inglês do Vírus da Imunodeficiência Humana causador da aids, que ataca o sistema imunológico, responsável por defender nosso organismo de doenças. As pessoas soropositivas são aquelas portadoras do vírus que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Entretanto, essas pessoas podem transmitir o vírus a outras por meio de relações sexuais desprotegidas, compartilhando seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por essa razão, é muito importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Desde o início da epidemia, 757.042 casos de aids foram registrados e o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais estima aproximadamente 734 mil pessoas vivendo com HIV/Aids no Brasil em 2014. No mesmo período foram registrados 278 306 óbitos que tiveram a aids como causa básica. 1º de dezembro Dia Mundial de luta contra a Aids Neste ano celebramos 30 anos da resposta brasileira à epidemia da aids. Há 30 anos foi publicada a Portaria 236/1985 que criou o Programa Federal de Controle da SIDA ou AIDS, hoje Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde. Foi um tempo de desafios e lutas que envolveu diversos setores da sociedade articulando estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento. Nessa área, o Brasil tem compromisso internacional liderado pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Aids (UNAIDS) no sentido de acabar, até o ano de 2030, com os níveis epidêmicos da doença.  Ainda é necessário, além da informação, a conscientização da necessidade da prevenção. Um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que 34,1% dos jovens não usam preservativo o que indica que apenas saber como se prevenir não é suficiente. O uso do preservativo deve ser uma prática constante e compartilhada com o(a) parceiro(a). 

A Reprolatina, cumprindo sua missão, não apenas no Dia Mundial de Luta contra a Aids, mas ao longo do tempo, por meio de diversos projetos tem desenvolvido ações direcionadas para homens, mulheres, jovens e adolescentes, para que reflitam e se conscientizem da necessidade de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis incluindo o HIV/Aids, Lembre-se, a camisinha é o único método que oferece “Dupla Proteção”: protege das doenças sexualmente transmissíveis e do HIV-Aids e evita uma gravidez não planejada.

 

Fontes:

Http://www.aids.gov.br/sites/default/files/anexos/publicacao/2014/56677/boletim_2014_final_pdf_15565.pd

Http://inpad.org.br/wp-content/uploads/2014/03/Press-LENAD_Comport-Risco1.pdf 


Compartilhe



Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web