Vivendo a Adolescência

Camisinha Masculina

Camisinha masculina

O que é?

É uma capa fina de látex ou plástico que deve ser colocada no pênis ereto antes de cada relação sexual. Algumas camisinhas são lubrificadas com silicone ou lubrificantes a base de água, algumas são revestidas com espermicidas além do lubrificante.

Como funciona?

A camisinha masculina evita que os espermatozoides contidos no sêmen entrem em contato com a vagina, se desloquem até o útero da mulher e fecundem o óvulo. 

Além de prevenir a gravidez, também evita as infecções de transmissão sexual (ISTs), incluindo a infecção pelo HIV-Aids.

Como se usa?

Para usar a camisinha masculina é importante seguir 5 passos básicos:

1. Utilizar uma camisinha nova para cada relação sexual (vaginal, oral, ou anal).

2. Sempre colocar o preservativo no pênis ereto e antes de qualquer contato do pênis com a vagina, boca ou ânus.

3. Apertar a ponta do preservativo para retirar o ar do reservatório onde ficará o sêmen após a ejaculação, colocar o preservativo na ponta do pênis ereto com o lado enrolado para fora e desenrolar até à base do pênis.

4. Após a ejaculação, segurar a base do pênis para evitar que a camisinha saia e retirar o pênis da vagina, boca ou ânus.

5. Retirar a camisinha do pênis, cuidar para não respingar sêmen, dar um nó em sua entrada e descartar no lixo.

Colocação da camisinha:

Para abrir a embalagem da camisinha use o picote na lateral.

Depois de retirá-la da embalagem, identifique o lado para desenrolar, para saber qual é o lado correto, basta tentar desenrolar, se não der ou for muito complicado, vire a pontinha para o outro lado.

Depois de identificar o lado certo para sua colocação no pênis, aperte a pontinha (o reservatório), dando uma leve torcidinha para evitar que fique com ar, porque esta pontinha é o lugar onde deve ficar o esperma (gozo) e, se ficar com ar, ela pode estourar com mais facilidade.

Ainda segurando a ponta apertada, deve-se desenrolar a camisinha sobre o pênis até chegar à sua base como se demonstra no modelo de borracha abaixo. Se não for desenrolada até a base pode ser que durante a relação sexual ela saia do pênis e se perca a proteção.

Depois de desenrolar até a base, evite ficar passando a mão, pois, isto pode retirar o lubrificante da camisinha, possibilitando que a camisinha estoure com mais facilidade.

A camisinha deve ficar desta forma no pênis.

Agora está tudo pronto para se ter uma relação sexual protegida.

Imediatamente após ejacular (gozar), segurando a camisinha pela base, o homem deve retirar o pênis do/a parceiro/a para evitar que ela fique lá dentro. 

Em seguida, ele deve retirar a camisinha do pênis evitando o contato com o/a parceiro/a. Agora é só dar um nó, embrulhar em papel higiênico e jogar no lixo, pois jogar na privada pode entupir e na rua é falta de educação e higiene! 

Você ainda tem alguma dúvida sobre como colocar a camisinha masculina? Assista nosso vídeo educativo explicando sua colocação correta.

Qual é a eficácia?

A taxa de falha varia de 2 a 13%, ou seja, de cada 100 (cem) homens, que usam a camisinha masculina durante o período de 1 (um) ano, de 2 (dois) a 13 (treze) podem engravidar uma mulher.

Quais são os efeitos colaterais?

Em geral, não têm efeitos colaterais. Algumas pessoas com alergia ao látex podem ter uma reação alérgica grave, mas essa reação ocorre raramente.

Quais são os benefícios para a saúde?

Ela oferece dupla proteção, prevenindo tanto uma gravidez como as ISTs e o HIV-aids.

Diminui a incidência de: complicações causadas pelas ISTs, como infecção no aparelho sexual e infertilidade nos homens. E nas mulheres diminuem o risco de câncer de colo de útero, de doença inflamatória pélvica e o risco de infertilidade causada pela infecção das trompas.

Última atualização: junho 2021


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web