Vivendo a Adolescência

Métodos anticoncepcionais

Métodos anticoncepcionais

O que são?

São diferentes formas e métodos utilizados para se prevenir uma gravidez, isto significa, planejar ter relações no período que a mulher não está fértil ou usar métodos que impeçam a ovulação ou que ocorra a fecundação, que é a união do óvulo com o espermatozoide.

Existem muitos métodos anticoncepcionais, também chamados métodos contraceptivos, que permitem que as pessoas exerçam seus direitos reprodutivos.

Entre os direitos reprodutivos se inclui “O direito Individual de mulheres e homens de decidir sobre se querem, ou não, ter filhos/as, em que momento de suas vidas e quantos/as filhos/as desejam ter”.

Nem todos os métodos estão disponíveis no SUS, mas as unidades básicas de saúde devem oferecer a informação sobre todas as opções disponíveis no país, e a orientação para que as pessoas, mulheres ou casais possam tomar uma decisão livre e informada sobre o método anticoncepcional que desejam usar.

Qual é o melhor método anticoncepcional para adolescentes?

O melhor método anticoncepcional é o que cada mulher escolhe com base nas suas características, necessidades, seus projetos de vida, parceiro, de acordo ao seu planejamento reprodutivo e considerando as características dos métodos e os critérios médicos de elegibilidade para seu uso.

Cada método tem suas próprias características: modo de uso, eficácia, efeitos colaterais, duração, visitas de seguimento ao/à profissional médico/a, que cada adolescente deve considerar para fazer a sua escolha. Por exemplo, se uma adolescente planeja prevenir uma gravidez por vários anos e quer um método muito eficaz porque ela planeja fazer uma faculdade, precisa escolher um método de alta eficácia anticoncepcional como o implante ou o DIU. Também é fundamental considerar os critérios médicos de elegibilidade para o uso dos métodos anticoncepcionais, que é uma lista das condições de saúde que a OMS definiu com base nas evidências científicas e que vão orientar e definir se o método escolhido pode ser utilizado com segurança para sua saúde ou se a mulher precisa escolher outro método porque conforme a sua história de saúde (se tem doenças como pressão alta, diabetes, se fuma etc.)  o método anticoncepcional escolhido pode colocar em risco a sua saúde.  Por exemplo, uma mulher que tem história de dor de cabeça tipo enxaqueca frequente, não pode usar a pílula combinada porque tem risco de ter um acidente vascular cerebral (AVC).

De acordo aos critérios médicos de elegibilidade, adolescentes podem usar qualquer método anticoncepcional reversível. A idade, por si mesma, não contraindica o uso de nenhum método anticoncepcional reversível para adolescentes.

Como escolher um método anticoncepcional?

Para realizar uma escolha livre e informada de um método anticoncepcional, a adolescente deverá receber informações de todos os métodos anticoncepcionais disponíveis no SUS e no setor privado e passar por uma sessão de orientação, que é um espaço de interação individual, na qual o/a profissional de saúde ajudará a adolescente a fazer a escolha.  

O papel do/a profissional de saúde é esclarecer dúvidas sobre cada método, perguntar qual método a adolescente gostaria de usar, e, conforme o método escolhido, deverá fazer as perguntas correspondentes para verificar os critérios médicos de elegibilidade, isto significa verificar se o método escolhido pode ser utilizado com segurança para sua saúde, de acordo à sua história.  Durante a orientação, também serão dadas outras informações de como usar o método, quando a pessoa deve voltar à unidade de saúde para as consultas de seguimento e avaliação da sua saúde. Também a adolescente passará por uma consulta médica para verificar pressão arterial, peso, altura e será feito um exame ginecológico, em especial, se o método escolhido precisa das informações desse exame, como por exemplo, o DIU.

Lembrar também que os únicos métodos que oferecem dupla proteção são a camisinha masculina e feminina. Se você escolher qualquer outro método, seu parceiro deverá usar camisinha para prevenir uma IST/HIV-aids

O que são os Critérios Médicos de Elegibilidade (CME) para uso de métodos anticoncepcionais?

Os critérios médicos de elegibilidade para uso de anticoncepcionais (CME) é um documento preparado pela Organização Mundial da Saúde e atualizado periodicamente. Ele contém uma lista de todas as doenças ou condições médicas que poderia ter uma mulher e que podem fazer que não seja recomendável usar um determinado método.

Os/as profissionais de saúde que atendem planejamento reprodutivo devem conhecer muito bem os critérios médicos de elegibilidade e ter sempre uma cópia da lista na consulta, para poder dar orientação correta baseada em evidência científica e evitar riscos de saúde que poderiam decorrer do uso de um método não recomendável por razões médicas.

O que significa eficácia de um método?

É a capacidade que cada método anticoncepcional tem de proteger ou de prevenir uma gravidez. A eficácia de cada método é medida pela sua taxa de falha, ou seja, se mede o número de gravidezes que ocorrem entre cada 100 ou 1000 mulheres ou casais que usam determinado método durante o período de um ano.

Com exceção do LAM, cuja eficácia se mede em 6 meses, dos métodos cirúrgicos (ligadura de trompas e vasectomia) que se medem ao longo de toda a vida e da anticoncepção de emergência, cuja eficácia se mede pelo número de falhas em cada relação sexual em que é utilizada.

Última atualização: junho 2021


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web