Vivendo a Adolescência

Corpo do Menino


Conhecendo o corpo dos meninos

Você já parou para pensar que quando somos crianças, o corpo dos meninos tem bastante semelhança com o corpo das meninas, a diferença que percebemos está nos órgãos genitais (pênis e vagina) também conhecidos por outros nomes populares.

Porém, quando vai chegando a adolescência o nosso corpo começa a se transformar, nossa voz vai mudando, os pelos aparecendo, crescemos rapidamente, nossos pensamentos, desejos e sentimentos já não são mais os mesmos e, é claro, estranhamos tudo isso. Mas o que será que está acontecendo? São normais todas essas mudanças?
 

Quer saber por que isso acontece?

Com certeza você já deve ter ouvido falar que o nosso corpo produz substâncias chamadas hormônios. Os hormônios são “mensageiros químicos” muito importantes que influenciam na transformação do nosso corpo, por exemplo, a Somatotrofina, que é um hormônio responsável pelo crescimento, desenvolvimento de nossas células e que tem a missão de fornecer as proteínas que precisamos. Outro hormônio importante é a Testosterona, produzida nos testículos, responsável em desenvolver nossa massa muscular e o desejo sexual.

Existem muitos outros hormônios, como a prolactina e os andrógenos, presentes tanto no corpo masculino quanto no corpo feminino, em diferentes quantidades, que também são responsáveis pela transformação de um corpo de criança, passando pela adolescência até chegar a ser um corpo de adulto. Neste processo, existem também outras substâncias chamadas de neurotransmissores que tem a função de, como a palavra já diz, transmitir os impulsos nervosos de uma célula a outro contribuindo assim, com as mudanças e transformações do nosso corpo.
 

Agora, vamos saber um pouco mais sobre essas mudanças?

Lembre-se que algumas mudanças são internas, não conseguimos ver e muitas vezes nem perceber, enquanto outras são externas, ou seja, logo vemos acontecer!
 



As principais mudanças no corpo do menino são:

  • O pênis cresce em diâmetro e comprimento;

  • Os testículos se desenvolvem;

  •  Começam a crescer os pelos do rosto (barba), das axilas e de todo corpo;

  • Mais ou menos entre os 13 e 14 anos ocorre a primeira ejaculação; (lembrando que cada adolescente tem o seu próprio tempo para que isto acontecer, podendo ser antes ou depois dessa idade);

  • Crescimento da laringe;

  •  A voz começa a engrossar;

  • Entre 11 e 16 anos acontece um crescimento muito rápido em altura (chamado "estirão do crescimento").

 

Não se esqueça de que essas mudanças acontecem durante a adolescência, mas não pense que as mudanças no nosso corpo ocorrem somente neste período da vida, afinal desde que o espermatozoide fecunda o óvulo da mulher, nosso corpo começa a se desenvolver e essas mudanças seguem acontecendo na idade adulta.

 

Vamos conhecer agora o desenvolvimento do pênis e o crescimento dos pelos pubianos
 


 

  • Pênis - 1 pré-pubere (infantil), 2 aumento do escroto e dos testiculos, sem aumento do pênis. Pele da bolsa escotal fina e rosada, 3 aumento do pênis em comprimento continuando o aumento de testiculos e escroto, 4 aumento do diâmetro do pênis e desenvolvimento da glande. Continua o aumento de testiculos e excroto, cuja, pele escurece e engrossa, 5 genital adulto em tamanho e forma.
  • Pelos - 1 pré-púbere (infantil), 2 pelos longos, finos e lisos na base do pênis, 3 pelos mais escuros, mais espessos e encaracolados sobre o púbis, 4 pelos escuros, espessos e encaracolados, cobrindo totalmente o púbis, sem atingir as raízes das coxas, 5 pelos estendendo-se até as raízes das coxas.

 

Conhecendo os órgãos genitais masculinos

  • Pelos Pubianos - Os pelos pubianos protegem o órgão genital, por isso existe uma grande concentração ao seu redor;
  • Pênis - O pênis é um órgão genital de três funções:
    • Função sexual - É o órgão do prazer durante a masturbação ou na relação sexual;

    • Função reprodutiva - É responsável pela fecundação;

    • Função urinária – É responsável pela saída da urina (xixi)

Essa é uma das diferenças importantes entre o homem e a mulher, pois a mulher tem órgãos diferentes para cada uma dessas funções.
O pênis é coberto por uma pele fina, formando uma prega na ponta, cobrindo assim o corpo e a glande do pênis;

  • Glande - A glande, também conhecida como cabeça do pênis, é a parte mais sensível do pênis, ela tem na sua ponta uma abertura por onde sai a urina ou o sêmen (ejaculação/gozo);
  • Bolsa Escrotal - A bolsa escrotal, também conhecida como saco escrotal, guardar dentro de si os testículos, os protegendo em uma temperatura ideal. A bolsa escrotal, também é coberta por pelos pelo lado de fora;
  • Testículos - Os testículos ficam dentro do saco escrotal, um de cada lado, eles são responsáveis pela produção do hormônio masculino (testosterona) e pela produção dos espermatozoides;
  • Uretra – A uretra, ou orifício uretral, nos homens, é o canal por onde passa a urina e o sêmen;
  • Epidídimo - O epidídimo recebe e guarda os espermatozóides produzidos pelos testículos, até que sejam liberados espaços nos canais deferentes para que eles possam sair;
  • Canais Deferentes - Os canais deferentes estão ligados aos testículos através do epidídimo e ao canal da uretra, eles são responsáveis por levar os espermatozóides até a próstata, onde junto com o sêmen serão ejaculados, durante a estimulação do pênis;

 

Seu corpo lhe pertence!

Como você pode perceber, todos os órgãos genitais masculinos ficam na parte externa do corpo do homem, diferente da mulher que tem quase todos os órgãos genitais femininos na parte interna. A parte do órgão feminino que conseguimos ver, chamamos de vulva.

Os meninos, geralmente são estimulados desde pequenos a se tocarem e descobrem rapidamente que o pênis é um órgão que os fazem sentir muito prazer, ao contrário das meninas que, por muito tempo e até hoje, não foram ensinadas a se conhecer, olhar e tocar em sua vagina, uma das áreas mais sensíveis do corpo da mulher que a faz sentir prazer. Por isso, é fundamental que você menino, homem, se conheça, se olhe, se toque e se sinta, para saber mais sobre você e poder se cuidar melhor!

 

 

De qualquer forma, se você tiver alguma dúvida, procure um profissional de saúde, pois ele pode dar boas orientações e te ajudar a enterder as mudanças que estão acontecendo.

Aproveite também para conhecer a "Caderneta de Saúde do Adolescente" um material elaborado pela Área Técnica da Súde do Adolescente e do Jovem do Ministério da Saúde, que traz informações importante sobre o corpo e a saúde dos adolescentes meninos. Clique na imagem abaixo para acessar a caderneta em PDF.
 



Saiba mais sobre como cuidar do seu corpo e como defender seus direitos, visitando as outras páginas do nosso site.


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web