Vivendo a Adolescência

DIU

DIU

O que é?

DIU é a sigla de Dispositivo Intrauterino. Isto significa que é um dispositivo que é colocado dentro do útero.

O dispositivo intrauterino (DIU) é um método anticoncepcional reversível, de longa duração, e de alta eficácia.

Existem diferentes tipos de DIU:

a) DIUs com Cobre: o mais utilizado no Brasil e no mundo se chama TCu 380A, que está disponível no SUS e na rede privada.

b) DIUs com hormônio levonorgestrel: Existem dois tipos, o Mirena e o Kyleena, que estão disponíveis na rede privada.

DIU com cobre TCu 380A

É um dispositivo em forma de “T”, feito de plástico, contendo um arame de cobre fino enrolado na sua haste vertical e manguitos de cobre nos seus braços horizontais, que é colocado dentro do útero da mulher para impedir que ocorra uma gravidez.

DIU com levonorgestrel

É um dispositivo de plástico flexível com o formato de uma letra “T”. Na sua haste vertical tem um cilindro sólido que contém o hormônio chamado levonorgestrel (LNG), recoberto por uma membrana que regula a liberação do hormônio, que é liberado de forma lenta dentro da cavidade uterina depois de inserido para evitar que ocorra a gravidez. A diferença entre o Mirena e o Kyleena é o tamanho e a quantidade de hormônio liberado.

Como funcionam?

a) O DIU TCu 380A impede o encontro dos espermatozoides com o óvulo, porque o cobre mata ou imobiliza os espermatozoides impedindo a sua movimentação dentro do útero, o que impede a fecundação (O encontro do espermatozoide com o óvulo).

b) O DIU com hormônio levonorgestrel (Mirena e Kyleena) altera o meio interno da cavidade uterina, o que interfere com a motilidade e vitalidade do espermatozoide. Também altera o muco cervical, que dificulta a entrada dos espermatozoides na cavidade uterina. Em alguns casos inibe a ovulação.

Como se usam?

Para iniciar o uso de um DIU é preciso primeiro procurar um serviço de saúde para receber informações e passar pela orientação de um/a profissional médico para verificar os critérios médicos de elegibilidade. Também será feito um exame ginecológico antes da colocação do DIU que é feita por um/a profissional médico/a.

Quanto tempo duram?

Os DIUs são métodos de longa duração.

a) O DIU TCu 380A dura 12 anos.

b) Os DIUs com levonorgestrel (Mirena e Kyleena) duram 5 anos.

Qual é a eficácia?

Os DIUs são muito eficazes.

A taxa de falha do DIU TCU 380A é de mais ou menos 0,5%, ou seja, de cada 200 mulheres que colocam o DIU uma pode engravidar no primeiro ano de uso. A probabilidade de uma mulher com o DIU TCU 380A engravidar depois do primeiro ano de uso é escassa.  De cada 100 mulheres que usam o DIU por 12 anos, somente 2 (duas) ou 3 (três) poderão engravidar nesse período.

A taxa de gravidez com os DIUs com levonorgestrel (Mirena e Kyleena) é de 0,5 por cada 100 mulheres no primeiro ano de uso (uma de cada 200 usuárias) e a taxa de gravidez acumulada a 5 anos de uso é de menos de 2 gravidezes por cada 100 usuárias.

Quais são os efeitos colaterais?

DIU TCu 380A: O efeito colateral mais frequente é o aumento do fluxo menstrual. Algumas mulheres também têm cólicas durante a menstruação. Esses efeitos, em geral, são bem tolerados pelas mulheres. As mulheres devem saber que, se as menstruações são muito abundantes e com duração de mais de sete dias, devem consultar o/a médico/a para avaliar se esse sangramento não está provocando anemia.

DIUs com levonorgestrel: Os efeitos colaterais mais comuns são as alterações menstruais, que em geral incluem diminuição da quantidade e do número de dias de sangramento. É frequente que as mulheres tenham longos períodos sem menstruar ou tenham pequenos sangramentos irregulares.  Essas alterações menstruais são bem toleradas pelas mulheres e não significam nenhum risco para sua saúde.

Última atualização: junho 2021


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web