Vivendo a Adolescência

Donovanose

O que é?

É uma infecção que evolui lentamente, e atinge preferencialmente pele e mucosas das regiões genitais. É causada pela bactéria Calymmatobacterium granulomatis.

Como se pega?

Na maioria das vezes por meio de contato sexual com o/a parceiro/a contaminado/a, embora as formas de transmissão ainda não sejam bem conhecidas. É uma doença pouco contagiosa.

Corrigir o texto da caixinha abaixo: A donovanose, assim como as outras IST e o HIV/Aids, pode ser evitada. Por isso, é importante usar a camisinha masculina ou a camisinha feminina em todas as relações e práticas sexuais, antes de qualquer contato do pênis com a vagina, ânus ou boca.

Quais os sintomas?

Começa como uma ferida pequena de aspecto vermelho vivo e que sangra com facilidade. Essa ferida continua crescendo lentamente, mas pode adquirir uma aparência vegetante (que cresce sobre a pele como uma vegetação). Podem surgir várias feridas e são mais comuns na região das dobras (virilha, meio das pernas). A donovanose não apresenta ínguas, porém podem aparecer nódulos (caroços) na região da virilha.

Como é o diagnóstico?

Através dos sintomas e de exames laboratoriais.

Como é o tratamento?

O tratamento deve ser feito o mais rápido possível. Para isso, vale a dica:

Última atualização: 23/11/2020


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web