Vivendo a Adolescência

Hepatite B

O que é?

É uma infecção causada pelo vírus da Hepatite B, que afeta principalmente o fígado.

Como se pega?

Por meio do contato com parceiro/a infectado/a e transfusão ou contato com sangue infectado. O vírus também pode ser transmitida da mãe para o filho/a durante a gravidez.

Quais os sintomas?

Inicialmente, falta de apetite, náuseas, vômitos, alterações no olfato e paladar, cansaço, mal-estar, dor no corpo, dor de cabeça e febre baixa. Passado estes sintomas surge a icterícia (pele amarelada).

A hepatite B pode tornar-se crônica e evoluir para cirrose hepática ou câncer de fígado. Nem sempre a pessoa infectada apresenta os sintomas citados.

Quanto demora para aparecerem os sintomas?

Em geral entre 45 e 180 dias. Porém em alguns casos, eles nunca aparecem. Mesmo assim, a pessoa pode ser portadora do vírus, podendo transmiti-lo a outras pessoas.

Como se faz o diagnóstico?

Por meio de exames clínicos e laboratoriais, principalmente exame de sangue. O teste rápido para hepatite B e C está disponível gratuitamente no SUS. Para realizar o exame informe-se em uma unidade básica de saúde (UBS/ESF)

Última Atualização: 20/11/2020


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web