Vivendo a Adolescência

HIV-aids

O que é?

A aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é um conjunto de doenças causadas por um vírus chamado HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), que provoca a destruição da defesa do organismo.

Como se pega?

Por meio da relação sexual (oral, anal ou vaginal) com parceiro/a infectado/a e transfusão ou contato com sangue infectado. O vírus também pode ser transmitido da mãe para o/a filho/a durante a gravidez ou por meio da amamentação.

Quais os sintomas?

Os sintomas podem variar, desde manifestações como febre, diarreia, perda de peso, até doenças mais graves como tuberculose e alguns tipos de câncer etc.

Lembre-se que o fato de ser portador/a do vírus HIV (ser HIV positivo) não significa estar com aids. Esta pode demorar muitos anos para manifestar-se, ou nunca se manifestar.

Quanto tempo demora para aparecerem os sintomas?

Não dá para saber, o vírus pode permanecer “incubado” no corpo por muitos anos. No entanto, mesmo sem apresentar a doença (aids), a pessoa portadora do vírus pode transmiti-lo para outras pessoas. Por isso, é sempre muito importante usar corretamente a camisinha masculina ou camisinha feminina, em toda e qualquer relação sexual.

Como se faz o diagnóstico?

O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito por exame de sangue. No Brasil existem os exames laboratoriais e o teste rápido, que detecta os anticorpos contra o HIV em até 30 minutos colhendo uma gota de sangue da ponta do dedo.

Esses testes são realizados gratuitamente nas unidades básicas de saúde (UBS/ESF) e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Os exames podem ser feitos inclusive de forma anônima.

Nesses centros (CTA), além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento antes e depois do teste.

Por que fazer o teste rápido do HIV?

  • Porque é uma medida eficiente de prevenção, já que saber o resultado (positivo ou negativo) é um passo decisivo para sua saúde.
  • Se você fica sabendo que não tem o vírus, tem mais um motivo para continuar se protegendo para não se infectar.
  • Se você tiver o vírus, será encaminhado para um serviço de saúde para iniciar o tratamento.
  • Quanto mais cedo descobrir que tem o HIV, maiores são as possibilidades de sucesso do tratamento. Se você tem o HIV e não sabe, além de não estar recebendo o tratamento, pode transmitir o vírus para outras pessoas.                                            

O que é o Autoteste de HIV?

  • É um processo no qual uma pessoa coleta sua própria amostra (fluido oral ou sangue) e, em seguida, realiza um teste e interpreta o resultado, sozinha ou com alguém em quem confia.
  • O autoteste é muito simples de fazer. Ele funciona da mesma forma que os testes rápidos utilizados em serviços de saúde ou em ações de promoção da saúde, com a diferença que é feito pela própria pessoa, em casa ou em qualquer lugar, no momento que preferir, sozinha ou com alguém em quem confia.

Quem precisa fazer o teste?

  • Quem nunca fez o teste e é uma pessoa sexualmente ativa.
  • Quem fez sexo (oral, anal ou vaginal) e não usou camisinha ou a camisinha rompeu.
  • Quem tem ou teve tuberculose ou hepatite B.
  • Quem tem, teve ou suspeita que tenha uma IST.
  • Quem compartilhou materiais perfurocortantes, especialmente seringas e agulhas.
  • Quem está grávida ou pretende engravidar.

Fazer o teste faz parte da prevenção!

  • Se você, por qualquer motivo, decidir não usar camisinha com alguém em quem confia, é importante que ambos façam o teste antes, observando o período da janela imunológica. Fazer o teste nesta situação faz parte da prevenção, porque revela se vocês já têm o HIV e não sabem.
  • Se você vai iniciar um novo relacionamento, faça o teste e peça que ele/a faça também. Adotem como prática de prevenção sempre fazer o teste.
  • Se você ainda não fez o teste e for ao médico por qualquer motivo de saúde, ou rotina, peça para fazer os testes rápidos para o HIV, sífilis e hepatites B e C.

Quando a camisinha estoura, que atitude deve ser tomada?

Comparecer aos serviços de referência em PEP – Profilaxia Pós-Exposição. Pesquise aqui o mais próximo de você

Quando indicada, a PEP deverá ser iniciada preferencialmente nas primeiras 2 horas após a exposição e no máximo até 72 horas. Será realizado o TR HIV antes do início da medicação. O tratamento dura 28 dias e deve ser acompanhado pela equipe de saúde.

Você já deve saber, mas vale lembrar como se pega e como NÃO se pega o HIV:

Última atualização: 19/11/202

0


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web