Vivendo a Adolescência

Sífilis

O que é?

É uma infecção causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum. Se não for tratada pode levar a lesões graves de órgãos internos como o coração e sistema nervoso.

Como se pega?

Por meio de contato sexual com pessoa infectada e da mãe para criança durante a gravidez ou parto. Isso pode ser evitado se a doença for diagnosticada e tratada durante o pré-natal.

Quais os sintomas?

1- A primeira fase (sífilis primária):

  • Tanto para o homem como para a mulher, é o aparecimento de uma ferida no órgão genital chamada cancro duro, geralmente única, não dói, não coça, não arde e não tem pus, é rica em bactérias, pode ser acompanhada de ínguas na virilha e desaparece sem tratamento. Na mulher a ferida pode passar despercebida por estar dentro da vagina ou no colo do útero.

2- A segunda fase (sífilis secundária):

  • Numa segunda fase da doença, surgem manchas na pele (frequentemente nas palmas das mãos e planta dos pés) que não coçam e podem ser acompanhadas de febre, mal-estar, dor de cabeça e íngua na virilha. Essas manchas são ricas em bactérias e podem desaparecer sem tratamento, porém a doença permanece sem aparecer sinais ou sintomas por vários anos.

3- A terceira fase (sífilis terciária):

  • A última fase pode surgir vários anos depois do início da infeção e costuma causar lesões nos ossos, coração, cérebro, podendo levar à paralisia, doença mental, cegueira ou até a morte.

Quanto tempo demora para aparecerem os sintomas?

  • Os primeiros sintomas aparecem entre duas a seis semanas e desaparecem de forma espontânea, independentemente do tratamento.

  • A Segunda fase pode surgir entre 6 semanas e 6 meses após a infecção e os sintomas podem desaparecer independentemente do tratamento.

  • A terceira fase ocorre aproximadamente em 30% das infecções não tratadas, após um longo perigo de latência, podendo surgir entre 2 a 40 anos depois do início da infecção.

Como se faz o diagnóstico?

Por meio de exame clínico (em caso de lesão) e/ou exame de sangue específico para a doença. O teste rápido (TR) de sífilis está disponível nos serviços públicos de saúde, sendo prático e de fácil execução, com leitura do resultado em, no máximo, 30 minutos, sem a necessidade de estrutura laboratorial. Esta é a principal forma de diagnóstico da Sílfilis.

Por que fazer o teste de Sífilis?

  • Porque uma pessoa pode estar com Sífilis e não sentir nada por muito.

  • Porque a Sífilis tem cura e tratamento gratuito na rede pública - SUS.

  • Porque iniciar o tratamento o quanto antes impede o agravamento da Sífilis e a cadeia de transmissão.

  • O parceiro ou parceira sexual também deve fazer o teste.

 

Você precisa fazer o teste de Sífilis se:

  • teve relação sexual de risco (oral, anal ou vaginal), principalmente se não usou camisinha.

  • Teve ou suspeita que tenha uma IST.

  • Está gravida ou pretende engravidar.

Última atualiação: 19/11/2020


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2017.

Desenvolvido pela S3Web