Vivendo a Adolescência

Vulnerabilidade


Você já ouviu falar em Vulnerabilidade?

Ha algum tempo as pessoas achavam que só os chamados grupos de risco formado por, homossexuais, usuários(as) de drogas injetáveis, hemofílicos(as) e trabalhadores(as) do sexo, pegavam uma DST/HIV-Aids.

Mas com o passar do tempo, ficou claro que não é bem assim. Sabemos agora que TODAS as pessoas estão em risco de se infectar com uma DST/HIV-Aids, e que a grande diferença é o quanto cada pessoa está vulnerável a se infectar com uma DST/HIV-Aids.

 

Mas, o que é Vulnerabilidade?

É o conjunto de fatores que pode aumentar ou diminuir o risco a que estamos expostos em todas as situações de nossa vida.  Isto é usado também para avaliar as chances que cada pessoa tem de pegar uma DST/HIV-Aids. Essa chance pode variar por diversos motivos, como por exemplo ser rico ou pobre, homem ou mulher, criança, adolescente ou adulto, lugar onde mora, nível de escolaridade, condições sociais, auto-estima, conhecimentos,  projeto de vida etc.

 

Quem está mais Vulnerável a contrair uma DST/HIV-Aids?

A chance que cada pessoa tem de contrair uma DST/HIV-Aids pode aumentar ou diminuir dependendo de três fatores:

  • Individual: refere-se à capacidade de cada pessoa em adotar comportamentos seguros, que a torne  menos vulnerável, assim como a capacidade de tomar decisões próprias;

  • Social: diz respeito à qualidade de vida das pessoas, como estas se relacionam com os/as outros/as e quanto seus direitos e suas necessidades são atendidas;

  • Programático: são as ações que o governo e/ou instituições desenvolvem para aumentar o acesso da população à informação, serviço de saúde, camisinhas, seringas, remédios, teste HIV etc.

 


Compartilhe


Entre em Contato

E-mail: contato@adolescencia.org.br

Siga nas Redes Sociais

As informações oferecidas nesta página têm caráter educativo e informativo, sendo assim, não dispensa, em hipótese alguma, uma consulta com um/a profissional de saúde.
Qualquer dúvida, você deve sempre procurar a ajuda de um/a profissional de saúde. É proibida a reprodução do conteúdo total ou parcial dessa página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da Reprolatina. Vivendo a Adolescência®© - Todos os direitos reservados 2000 – 2013.

Desenvolvido pela S3Web